Pular para o conteúdo principal

A Mino Carta: "Narciso acha feio o que não é espelho"

Em sua postagem em 01 de agosto de 2007, intitulado "Caixa Preta" o senhor Mino Carta coloca a questão do aeroporto de Congonhas como um problema inventado pela oposição para arranhar a imagem do governo:

Ocorre que nos empenhamos em praticar o verdadeiro jornalismo, baseado, em primeiro lugar, na verdade factual. Que eu saiba, ninguém se queixava, até três semanas atrás, nem graúdo, nem miúdo, quanto à localização do aeroporto, embora protestasse, com razão, contra o apagão, contra os atrasos constantes e insuportáveis. Os defeitos de Congonhas só passaram a ser apontados depois do acidente, o qual, nas circunstâncias, ocorreria de qualquer maneira. Tal é a verdade factual, assim como o são as chuvas torrenciais que desabaram sobre São Paulo.


Indignado, (será que as convicções políticas do Mino Carta interferiram em sua memória!? Custava fazer uma pesquisa e verificar a verdade de suas afirmações!?) postei em seu blog:



Mino,

O senhor está de brincadeira! Quantos paulistanos já não reclamaram do Aeroporto !? Na televisão, um sem número de vezes. Até no Faustão já apareceu uma cidadã se queixando e o apresentador ironizou ao dizer que daqui a pouco um avião deveria pousar em cima do outro no aeroporto. Francamente, estamos cansados de Congonhas e já faz muito tempo.


Logo, uma legião de fãs começou a defender o jornalista (divirtam-se). Chamo a atenção para o comentário de um de seus defensores, o Francenildo:

Ao sabidão logo abaixo: traga uma só, uminha, qualquer que seja, matéria que prove o que dizes sobre as tais frequentes reclamações da mídia e dos paulistas cansados, relacionadas à Congonhas. Está óbvio que os paulistas se indignaram tanto que ficaram cansados, ou melhor, fartos e exaustos com o monstruoso problema de ter que descer, contrariados, num aeroporto tão mal localizado. Lembro o rapaz que a autorização para operar Airbus foi dada pelo privata-mor fhc, pai do filho que a tua mídia nunca soube...mas traga notícias anteriores ao começo do golpe, ok?. Vamos lá, pela certeza com que repreendestes o Mino deves ter muitas delas à nos mostrar, não é mesmo?


O que coloco a seguir é o que não foi publicado pela censura do senhor Mino Carta:
Primeiro que fiz a seguinte busca no google: aeroporto congonhas, para verificar quantos links eu precisaria percorrer para encontrar uma, "uminha só", notícia que falasse mal de Congonhas antes da data fatídica: 17 de julho. Quarto Resultado... Globo Online... Avião derrapa no Aeroporto de Congonhas, postado no dia 16 de julho.

Postei a respota mais ou menos assim:
Respondendo ao senhor Reginaldo, segue o link tal publicado que o quarto resultado da busca no google por Aeroporto de Congonhas.

Claro que eu fui um tosco com esta respostinha medíocre. Minha esposa tratou de fazer uma intervenção bem mais didática:

Dê uma olhada nessas notícias referentes ao aeroporto de congonhas:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,AA1335284-5605,00.html

http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=440

Foram anteriores ao acidente, para citar alguns exemplos. Aliás, Lygia Horta, citada nas reportagens, ajudou a fundar a Associação dos Moradores de Moema em 1986 para, entre outras coisas, reclamar do aeroporto.

Mas, para falar em reclamações graúdas, que tal uma ação civil pública contra a Anac e a Infraero, onde vc poderá ler frases do tipo: “Quantas vidas mais serão colocadas em risco para que medidas efetivas e satisfatórias sejam tomadas? Quantos incidentes ainda terão que ocorrer para que as autoridades se conscientizem dos valores constitucionais máximos, dentre eles o direito à vida e à integridade física?” (p. 24)
Vale lembrar q a ação foi movida em 24 de janeiro deste ano, ou seja, mais de 6 meses antes da tragédia.
Veja o texto na íntegra aqui (aliás, vc pode ver no corpo do texto da ação, diversas notícias de jornais apontando problemas no aeroporto desde bem antes da tragédia):

http://producao.prsp.mpf.gov.br/news/internews/intcong.pdf

Resumo da ópera, de vez em quando falamos sem saber dos fatos. Isso pode acontecer com qualquer um, inclusive com o nosso querido Mino Carta. ;)


Conclusão... depois de postado isto, o blog não aceitou mais nenhum comentário exceto este:

enviado por: Maurício Gil
Conciso e preciso.
Parabéns, mais uma vez.
Em: 13/08/2007 11:43:53


Mino/Narciso, cuidado para não se afogar nesse rio virtual chamado internet, onde há pouco ou nenhum lugar para aqueles que não aceitam críticas e sim apenas elogios...idéias refletidas no espelho de seu ego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões, preconceito e racismo

Expressões preconceituosas e racistas Antes de alguma outra frase, primeiro peço licença para falar de mais um assunto do qual não domino. Falo por acreditar que um leigo presta serviço maior ao debater assunto com base em fontes (ainda que seja uma Wikipedia) e no pensamento lógico do que simplesmente se manter mudo a questões do cotidiano. Em voga agora está em falar quais são ou eram as expressões preconceituosas e racistas que até a pouco eram toleradas em muitos meios. Como é covarde dizer que em boca fechada não entra racismo. O racismo não é perpetrado apenas por quem profere mas por quem se cala à agressão perpetrada a outrem. Mas veremos que a questão é muito mais complexa que os cães raivosos do politicamente correto querem dizer. Tomo aqui a palavra racista, como sendo algo usado para impor a dominação de uma “raça” sobre outra. Portanto, a acusação de racismo vai muito além da mera acusação de preconceito. Não tenho o menor apreso por vitimismo barato, onde expressões q...

A hard logic problem - The escape of blue eyed vampires

Once upon a time, a vampire clan lived peacefully on an island (as long as vampire clans can live peacefully). Then, a demon lord came, overwhelmed the vampires and became the ruler of the island. The demon didn't want any vampire to escape so he created a gargoyle to guard the only way out. This gargoyle was a fantastic creature, so powerful that he was kept petrified for the whole time until a vampire appears. Then he awakened and started to fight until seeing no more vampire "alive" (as far a vampire can be alive). All vampires crazy enough to try were killed only left a hundred of vampires. There was a catch, of course. The gargoyle was not perfectly designed. It did not awaken when blue eyes vampires appeared. And all remaining vampire were blue eyes but as you know vampires cannot see him/her selves on reflections. For any reason, they were not aware of their eye colors. Besides all that, blue eyed vampires didn't like each other (so they would never say ...

Curry with JS

Partial application and currying with Javascript In the strict way, currying is the technique of transforming a function that takes multiple arguments (a tuple of arguments) to one function that receive only one. In such way, currying techniques allow transform one multi-parameter function in a chain of functions, each one with a single argument. Looks complicated? Blah.. it is not true. In this little article, we are actually more interesting in partial applications. Let’s take the Mozilla Example for replace function in String. As we know, we can use a “replacer” function as paramenter for replace method in String object. Let’s say that we want to split a String defined by a non-numerical part, a numerical part and finally a non-alphanumeric part. Here is how: function replacer(match, p1, p2, p3, offset, string){ // p1 is nondigits, p2 digits, and p3 non-alphanumerics return [p1, p2, p3].join(' - '); }; We can try it as usual… var newString = "abc12345#$*%...