É a enésima vez que vejo um post "super inteligente" falando mal da tal classe média.
Vou listar os últimos três que lembro:
Oh pai...
Existe um problema na linguagem desses textos que me incomoda bastante: a tal expressão "classe média". Se você ordenar a população Brasileira por faixas salariais, quanto você acha que ganha o cara do meio dessa faixa? Faz alguma ideia? Ok... então digamos que o cara do meio não representa a classe média... porque, ahm bem, no Brasil a classe média não está na média (!) Então quanto ganha o cara que está na faixa dos 10% mais rico? Pausa...
O cara que não está entre os 10% mais ricos não ganha mais do que 4000 reais por mês. O que significa que ele não compra um carro de 100 mil reais, viaja para a Europa, etc. Na verdade, esses textos falam de um certo cidadão que está na faixa dos %1 mais ricos. Seria essa a tal "classe média brasileira"? Aliás, quem colocou a média tão ao extremo?
Bom, se eu pudesse dar um conselho a toda a classe-média-que-odeia-a-classe-média brasileira, diria para eles esquecerem isso. Por que não dirigir a crítica à classe dominante, à classe alta, à classe A? Precisamos dar nome aos bois. Você quer criticar a classe médica que não aceita médicos cubanos? Sinto lhe informar mas médicos são da classe alta (%1 dos mais ricos). Quer criticar quem compra carro de 100 mil reais? Filho! Esse cara precisa ganhar mais do que reles classe média ganha. O cara foi para Dubai mas agora está apertado para ir para a Europa? Que pena, é um pobre infeliz entre os %1 mais ricos do Brasil com "dificuldades" financeiras.
Educativo/Recreativo:
Qual o problema de dirigir a crítica a classe dominante? Será que essas pessoas foram tão bem sucedidas na vida que estão acima da crítica da ralé. Seria a classe A, esses médicos, editores de jornais, professores-de-universidades-federais, industriais, etc, tão sublimes e superiores que estariam acima de nossos julgamentos morais e deveriam senão ensinar o povo a lutar contra essa terrível classe que ousa estar entre eles e o povão???
Em tempo, essa população dos %1 mais rico ganha ao todo o mesmo que 55% mais pobres segundo estatísticas mais conservadores. E você ai falando em classe média!
Comentários