Pular para o conteúdo principal

A arrogância dos esnobes

Esse texto é uma compilação de uma discussão minha com o +Fabrício Nascimento  sobre o texto: A arrogância segundo os medíocres.

---

Parecer arrogante é uma falha "linguística", falha em especial do emissor. Quando uma mocinha informa que comprou uma xícara numa feira na Colombia, ela está atribuindo valor a xícara. Óbvio! O item é mais difícil de conseguir, reflete a condição diferenciada dessa locutora; apenas aqueles que viajaram para Colômbia teriam acesso a ele.

Se ao contrário, o locutor informar que comprou alguma coisa na 25 de Março está sendo empático e tornando o item acessível (como dizendo que qualquer um poderia te-lo; não há nada que o diferencia).

Mas quem decide o que é ser arrogante? O receptor também faz parte da interpretação da mensagem passada pelo emissor e ele pode muito bem interpretar uma arrogância que não estava presente na mensagem inicial. Nesse caso, pode ser falha linguística, que pode advir tanto da má formulação do locutor, mas também da má interpretação do receptor. A situação manter-se-ia, caso as duas pessoas estivessem segurando um livro, uma delas "50 tons de cinza" e a outra "cien anos de soledad" e a pergunta fosse: o que você está lendo?

Nossa capacidade linguística não é medida por quão erudito é nossa fala, mas quão eficiente nós somos ao comunicar com interlocutores de níveis diferente. Via de regra: Não dá para usar a mesma linguagem com a copeira e com o presidente da empresa. É preciso muito considerar quem é o "leitor" do seu "texto". Voltando ao seu exemplo: quando alguém pergunta qual livro você está lendo, qual é o nível da resposta esperado?

Note que situação pode ter contornos ainda mais gritantes: se a pergunta for "o que você tem feito?", e a pessoa responde "tenho viajado pela Europa", não dá para incriminar o receptor por interpretar o autor como esnobe. Ou o autor conseguiu ser arrogante, ou ele falhou terrivelmente em informar sem parecer ostensivo que, por exemplo, estava de féria e aproveitou para viajar.

É muita ingenuidade achar que ouvir funk e ouvir música clássica é só uma questão de gosto. Ou assistir um filme de arte é o mesmo que assistir um Blockbuster. Não é só opção, escolha. Compreender a arte pode exigir "refinamentos" que nem todas pessoas tiveram acesso. Não dá para achar que você vai falar de um estilo de vida sofisticado com alguém mais humilde sem correr o risco de parecer arrogante. Ai entra o tato. É preciso compreender que essas dificuldades de comunicação podem ocorrer. Enquanto, diga-se de passagem, é incabível um julgamento de valor com base no nível intelectual de uma pessoa.

Louvável é a capacidade de transitar naturalmente entre os diferentes grupos, sem parecer forasteiro, ou arrogante. Os desencontros não acontecem só entre grupos tão distintos como um porteiro e o presidente de uma empresa, mas pode ocorrer entre pai e filho. Há, uma falta grave no esnobe intencional e uma falta "tolerável" no esnobe acidental, aquele que por imperícia ao empregar o modo de comunicação não se pode diferenciar muito bem do primeiro grupo. Mas a diferença está ai, como no direito penal está entre o dolo e a culpa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequeno manual do ócio em terras alemãs

  Pequeno manual do ócio em terras alemãs Como Lei alemã favorece aproveitadoras (e alguns aproveitadores que nunca tive o desprazer de conhecer)   Há algumas vias pelas quais pessoas de países em desenvolvimento migram para países como a Alemanha.   Por exemplo, é sabido que países desenvolvidos sofrem de escassez de mão-de-obra qualificada. Por esse motivo, países como a Alemanha dispõe vistos "especiais" para profissionais em demanda. Esse é o conceito do Blaukart (Blue Card) que na Alemanha se destina a profissionais salário anual seja superior a 55 mil euros ou 43 mil no caso de profissionais de áreas em alta demanda. Não há como recrutar essa mão-de-obra sem que a família desses profissionais também possa ser relocada. Então esses profissionais e seus familiares são relocados.   Além de se qualificar para essas vagas em demanda, ou ser parte direta da família qualificada, outra via possível para a imigração para o território alemão é através do matrimôni

The escape of blue eyed vampires (answer)

The island of blue eyed vampires (answer) An initial idea Each one needs to figure out if him/herself is blue eyed. They assume having blue eyes and see how the others react. A technical details There are some variations to formalize this problem using different type of logic: modal logic, temporal logic, Public Announcement Logic and so on. I believe that those kind of prove are tedious to write and read. For now, I will write a sketch to a prove but I belive the best way to prove is using an algorimthm what basically, it would be an adaptation of DPLL algorithm (Davis–Putnam–Logemann–Loveland) that uses dedutive reasoning and prove by contraction. Legend \[\begin{matrix} BlueEyed(X) :X \text{ is blue eyed.} \\ Leave(X) :X \text{ leaves.} \\ O(y) :y \text{ holds at the next (temporal) state.} \end{matrix}\] In this temporal simplified logic, we have a set of state that holds the in- formation of days, \(W = \{d_0, d_1, d_2, d3 \ldots , d_n\}\) and transition \(S : W \rightarrow

Answering: top reasons I hate living in Brazil

Yes, some guys shared a teasing topic about “Top reasons why I hate living in Brazil”: http://www.gringoes.com/forum/forum_posts.asp?TID=17615&PN=1&title=top-reasons-i-hate-living-in-brazil What is the point here? The whole text is loaded of cliclés, people that you will hardly find, etc most of time just pissing people off.   I don’t think Brazil is the best country in the world. Also, I don’t think Brazilians don’t make mistakes. Actually we do all the time but most of us really care about our mistakes specially those were pointed out. Some feel like an expatriate, alien in own country. Others reflect about how we could improve. Others  simply don’t accept teases from John Does. So, I’m actually truly bothered with people believing in a bunch of false statements (specially Brazilians) or supporting some cynical arguments disguised “sincere” criticisms . Yes, I make mistakes all the time, and as most of Brazilians, I don’t speak English. However, I will