Pular para o conteúdo principal

Tarifa Zero

As manifestações contra os vinte centavos de aumento despertaram uma vastidão de questões sobre a "eficiência" do nosso sistema de governo. As questões mais gerais foram abordadas: das repercursões,  do uso do dinheiro público, etc. Uma das questões originais, defendida pelo MPL (Movimento Passe Livre) é se devemos cobrar tarifas para o transporte público.

Numa primeira análise podemos imaginar que a tarifa zero para o transporte público seja um exagero, uma solução populista ineficiente. Populista porque a população teria a impressão que o sistema teria feito algo a seu favor quando na verdade estaria utilizando dinheiro dos impostos para arcar com os custos. Ineficiente porque ... bem porque o governo é um balde furado (Arthur Okun, Equality and Efficiency: The Big Tradeoff). Levar dinheiro de uma área para outra traz ineficiência.

Mas essa parece ser mesmo uma conclusão equivocada. A começar que teoricamente, os impostos públicos deveriam ser cobrados de forma progressiva sobre o poder aquisitivo da população. Dessa forma, pessoas que estão em melhores condições econômicas pagariam mais desonerando os mais pobres. E isso é só o começo. O sistema viário de transporte é por si uma injustiça gigantesca. São Paulo, a cidade, possui uma malha viária de 17000 quilômetros !!!, custo aproximado de R$ 120 por quilômetro quadrado (sim, eu não sei quantos quilômetros quadrados tem a malha viária). Túneis, viadutos, pontes elevam ainda mais os custos dessa complexa malha (vale lembrar que só o Túnel Ayrton Senna, construída durante administração de Paulo Maluf, custou ao erário 738 milhões de reais).

Vamos revisar isso. Observe a tabela sobre a forma de comutação utilizada pelos habitantes da cidade de São Paulo.

Transporte público: 44,3%
Carro: 23,8%
Moto: 12,6%
A pé: 12,3%
Bicicleta: 7%

44,3% dos paulistanos se espremem no transporte público, que mal utiliza a malha urbana da cidade, e arcam com a construção de suntuosos túneis e pontes. Para que propósito? Para que uma elite rica possa chegar a 23 de maio, sem precisar contornar o parque Ibirapuera?

Finalmente, a cobrança em si gera ineficiência. Devido a ela, precisamos de um complexo sistema de bilhetagem que encarecem ainda mais o sistema de transporte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequeno manual do ócio em terras alemãs

  Pequeno manual do ócio em terras alemãs Como Lei alemã favorece aproveitadoras (e alguns aproveitadores que nunca tive o desprazer de conhecer)   Há algumas vias pelas quais pessoas de países em desenvolvimento migram para países como a Alemanha.   Por exemplo, é sabido que países desenvolvidos sofrem de escassez de mão-de-obra qualificada. Por esse motivo, países como a Alemanha dispõe vistos "especiais" para profissionais em demanda. Esse é o conceito do Blaukart (Blue Card) que na Alemanha se destina a profissionais salário anual seja superior a 55 mil euros ou 43 mil no caso de profissionais de áreas em alta demanda. Não há como recrutar essa mão-de-obra sem que a família desses profissionais também possa ser relocada. Então esses profissionais e seus familiares são relocados.   Além de se qualificar para essas vagas em demanda, ou ser parte direta da família qualificada, outra via possível para a imigração para o território alemão é através do matrimôni

The escape of blue eyed vampires (answer)

The island of blue eyed vampires (answer) An initial idea Each one needs to figure out if him/herself is blue eyed. They assume having blue eyes and see how the others react. A technical details There are some variations to formalize this problem using different type of logic: modal logic, temporal logic, Public Announcement Logic and so on. I believe that those kind of prove are tedious to write and read. For now, I will write a sketch to a prove but I belive the best way to prove is using an algorimthm what basically, it would be an adaptation of DPLL algorithm (Davis–Putnam–Logemann–Loveland) that uses dedutive reasoning and prove by contraction. Legend \[\begin{matrix} BlueEyed(X) :X \text{ is blue eyed.} \\ Leave(X) :X \text{ leaves.} \\ O(y) :y \text{ holds at the next (temporal) state.} \end{matrix}\] In this temporal simplified logic, we have a set of state that holds the in- formation of days, \(W = \{d_0, d_1, d_2, d3 \ldots , d_n\}\) and transition \(S : W \rightarrow

Answering: top reasons I hate living in Brazil

Yes, some guys shared a teasing topic about “Top reasons why I hate living in Brazil”: http://www.gringoes.com/forum/forum_posts.asp?TID=17615&PN=1&title=top-reasons-i-hate-living-in-brazil What is the point here? The whole text is loaded of cliclés, people that you will hardly find, etc most of time just pissing people off.   I don’t think Brazil is the best country in the world. Also, I don’t think Brazilians don’t make mistakes. Actually we do all the time but most of us really care about our mistakes specially those were pointed out. Some feel like an expatriate, alien in own country. Others reflect about how we could improve. Others  simply don’t accept teases from John Does. So, I’m actually truly bothered with people believing in a bunch of false statements (specially Brazilians) or supporting some cynical arguments disguised “sincere” criticisms . Yes, I make mistakes all the time, and as most of Brazilians, I don’t speak English. However, I will