Pular para o conteúdo principal

Filme: Obrigado Por Fumar

Obrigado Por Fumar (Thank you for Smoking) - 2006

Filme escrito e dirigido por Jason Reitman, produzido por David Sacks e baseado na novela de Christopher Buckley. Duração de 92 minutos.


"Obrigado Por Fumar" é um aclamado filme, vencedor do globo de ouro 2006 e sucesso em bilheterias (com faturamento superior a 39 milhões de dólares). O filme conta a história de Nick Naylor (Aaron Eckhart), vice-presidente da empresa Academia do Estudo do Tabaco, um lobby da indústria tabagista, e como ele usa suas habilidades de persuação para defender os interesses de seus superiores.


Direção muito interessante: ao contrário do que se pode esperar, o filme não mostra um quadro contaminado por fumaça em que o próprio telespectador tenha dificuldades em respirar. Aliás, o filme não mostra nehuma pessoa fumando. Também não faz uma crítica raivosa à indústria do cigarro. Seus argumentos são sutis, inteligentes e bem-humorados. Mas, a mensagem não passa despercebida pelo público, apenas não o agride. Por exemplo, logo no começo do filme Nick se apresenta como um representante de um dos maiores assassinos: a indústria tabagista, responsável por mais de 100 mil mortes nos EUA. Num dos encontros com o M.O. D. (do Inglês “Merchants of Death”, mercadores da morte, uma espécie de esquadrão das indústrias que mais matam: armamentista, tabagista e a de bebidas alcoólicas), Nick provoca seus colegas, lançando uma competição para determinar qual das indústrias teria matado mais. Dessa forma, o filme brinca com a sátira e o cinismo dos personagens caricaturais (cada um, como uma metonímia, representa a própria indústria à qual se quer criticar) sem cair no maniqueísmo, nem no melodrama.


A história começa num talkshow onde os convidados são Nick, representantes de associações anti-tabagistas e um garoto que adquiriu câncer depois de fumar. Diante de uma platéia hostil e de uma situação delicada, Nick reverte o jogo fazendo com que pareça que a indústria do Fumo apoia o garoto com câncer, ao passo que os anti-tabagistas o condenam:


“É do nosso maior interesse manter Robin vivo e fumando. As pessoas contra o fumo querem que Robin morra”.


Assim, logo na primeira cena, é possível ter uma noção de como os diálogos irão se desenvolver. O filme é uma seqüência de situações em que o personagem principal usa (e abusa) de seu poder de persuasão e argumentação para atingir os objetivos de quem representa. No decorrer da narrativa, a vida profissional desse insensível, porém extremamente perspicaz, lobista é despudoradamente retratada. No entanto, para não cair na armadilha do maniqueísmo, o filme também constrói a imagem de Nick como um sujeito simpático e pai carinhoso, que quer seu filho por perto e precisa conviver com a desaprovação da ex-esposa em relação à influência que seu trabalho e estilo de vida exercem sobre o garoto.


O maior opositor de Nick Naylor é o Senador Ortolan Finistirre (William H. Macy), um ambientalista de Vermont que quer introduzir na legislação uma lei solicitando a figura de caveira com ossos cruzados nas estampas dos pacotes de cigarro. Porém, em todos os embates entre os dois, Nick parece sair sempre vitorioso. Inclusive, o filme acaba logo após o derradeiro desses embates.


No plano profissional, após a aparição no talkshow, Nick consegue convencer seu chefe a empreender sua influência na indústria do entretenimento e colocar de volta cenas de estrelas fumando nos filmes. Tais idéias e iniciativas são bem rebecidas pelo misterioso bilionário Captain, czar da indústria do Tabaco, que incumbe à Nick a missão de, presentear com uma pasta abarrotada de dinheiro o famoso cowboy dos comerciais da Malboro. O intuito do presente é corromper o vaqueiro para dissuadi-lo de prejudicar a indústria tabagista pelo fato de ter contraído câncer. Ao inferir que o caubói aceita o dinheiro, mais uma vez, o filme joga com a elasticidade da ética e dos valores morais de cada personagem.


Nas cenas que mostram o envolvimento de Nick com a jornalista, Heather Holloway (Katie Holmes), as distorções morais ficam bem claras, principalmente quando ele a diz que sua motivação é pagar a hipoteca. Mais à frente, a jornalista repete a mesma desculpa depois de seduzi-lo para escrever uma matéria bombástica, que temporariamente destrói a carreira de Nick.


Assim, mais importe que questionar os valores da indústria tabagista é a forma como o filme disserta sobre a poder da sedução e, principalmente, da persuasão e de como eles flexibilizam os princípios éticos e valores morais. Os argumentos dessa dissertação estão pulverizados por todo filme e são mais visíveis nos trechos em que o personagem principal conversa com seu filho Joey explicando e defendendo seu trabalho. Por exemplo, no dia da carreira, o senhor Naylor explica para a classe de Joey: “Assim como as estrelas de cinema, minha profissão é conversar”. Naylor, por fim, coloca em dúvida a autoridade dos adultos para falar sobre determinados assuntos: “Quem disse isso? (...) Minha opinião é que vocês devam pensar por si próprios.”


Em outra cena, o filho pede ajuda ao pai para responder uma lição de casa: “Por que o sistema americano é o melhor sistema do mundo?”. “Foi sua professora que formulou essa questão?” _ questiona. Naylor então explica que essa questão é vazia. O menino poderia responder o que ele quisesse porque não se pode afirmar que o sistema americano é o melhor do mundo.


Nessa linha, o que ocorre também numa cena, em que, na missão de convencer Hollywood a colocar cenas de pessoas fumando, o lobista leva seu filho consigo. Após as reuniões de negócio, mais uma vez os dois personagens dialogam e o filho questiona sobre a questão moral do trabalho do pai: “e se você não estiver certo?”. Nick alega que defender a indústria tabagista é como defender um sabor de soverte.”Não existe quem está certo”. A distância entre os dois pontos dessa analogia não é ignorada pelo garoto que insiste com o pai que não falava de sabores de sorvete. Naylor conclui que cabe às pessoas a decisão e é importante que usufruam da liberdade de escolha.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequeno manual do ócio em terras alemãs

  Pequeno manual do ócio em terras alemãs Como Lei alemã favorece aproveitadoras (e alguns aproveitadores que nunca tive o desprazer de conhecer)   Há algumas vias pelas quais pessoas de países em desenvolvimento migram para países como a Alemanha.   Por exemplo, é sabido que países desenvolvidos sofrem de escassez de mão-de-obra qualificada. Por esse motivo, países como a Alemanha dispõe vistos "especiais" para profissionais em demanda. Esse é o conceito do Blaukart (Blue Card) que na Alemanha se destina a profissionais salário anual seja superior a 55 mil euros ou 43 mil no caso de profissionais de áreas em alta demanda. Não há como recrutar essa mão-de-obra sem que a família desses profissionais também possa ser relocada. Então esses profissionais e seus familiares são relocados.   Além de se qualificar para essas vagas em demanda, ou ser parte direta da família qualificada, outra via possível para a imigração para o território alemão é através do matrimôni

The escape of blue eyed vampires (answer)

The island of blue eyed vampires (answer) An initial idea Each one needs to figure out if him/herself is blue eyed. They assume having blue eyes and see how the others react. A technical details There are some variations to formalize this problem using different type of logic: modal logic, temporal logic, Public Announcement Logic and so on. I believe that those kind of prove are tedious to write and read. For now, I will write a sketch to a prove but I belive the best way to prove is using an algorimthm what basically, it would be an adaptation of DPLL algorithm (Davis–Putnam–Logemann–Loveland) that uses dedutive reasoning and prove by contraction. Legend \[\begin{matrix} BlueEyed(X) :X \text{ is blue eyed.} \\ Leave(X) :X \text{ leaves.} \\ O(y) :y \text{ holds at the next (temporal) state.} \end{matrix}\] In this temporal simplified logic, we have a set of state that holds the in- formation of days, \(W = \{d_0, d_1, d_2, d3 \ldots , d_n\}\) and transition \(S : W \rightarrow

Answering: top reasons I hate living in Brazil

Yes, some guys shared a teasing topic about “Top reasons why I hate living in Brazil”: http://www.gringoes.com/forum/forum_posts.asp?TID=17615&PN=1&title=top-reasons-i-hate-living-in-brazil What is the point here? The whole text is loaded of cliclés, people that you will hardly find, etc most of time just pissing people off.   I don’t think Brazil is the best country in the world. Also, I don’t think Brazilians don’t make mistakes. Actually we do all the time but most of us really care about our mistakes specially those were pointed out. Some feel like an expatriate, alien in own country. Others reflect about how we could improve. Others  simply don’t accept teases from John Does. So, I’m actually truly bothered with people believing in a bunch of false statements (specially Brazilians) or supporting some cynical arguments disguised “sincere” criticisms . Yes, I make mistakes all the time, and as most of Brazilians, I don’t speak English. However, I will