Pular para o conteúdo principal

Where does AMD go to?

7 trimestres consecutivos no vermelho!!! E o que podemos esperar da AMD? Ok! Você pode não gostar da AMD, mas acentuar o monopólio da Intel não seria o futuro dourado para o mercado de computadores.

Acho que o pior já passou. As maiores besteiras da AMD já foram feitas. Ex: atraso de uma CPU decente por 14 meses (se é que podemos chamar o "fraco" Phenom 9950 como decente). Finalmente a AMD trouxe novidades que despertam interesse além da mera apelação de preços baixos. São eles o Chipset 780g, o Radeon HD4800 e o Ultra Puma (plataforma para notebook) .

Primeiro, o elogiado chipset 780g é o primeiro processador gráfico integrado que pode substituir uma placa-gráfica de "verdade". E ainda pode trabalhar em conjunto com as placas da série HD3400 tornando (o conjuto) comparáveis as HD3800. Sem contar que consome menos energia e são beeeem mais baratos.

Depois, a série HD4800 que desbanca a poderosa Nvidia gtx 260 e gtx 280 em dois aspectos. O primeiro aspecto é o desempenho: temos o HD4870 superior ao gtx 260 e o HD4870 x2 superior ao gtx 280. Depois o preço... a série estava bem mais barata que o salgados preços da concorrência. Tanto que a Ndivia já baixo em mais de 30% o preço de suas placas e elas continuam, digamos, 30% mais caras. Wow. Quem diria isso depois do fiasco da série 3800.

Finalmente o Ultra Puma... Vamos à história:
Eu nunca me baseei no nome de um fabricante para comprar um computador. Acho que a Intel abusa do fato de ser a líder do setor e cobra bem mais caro por seus produtos. Mas, ultimamente a Intel tem praticado preços compatíveis: suas melhores CPUs podem ser o dobro do preço por dispor do dobro do desempenho. Justíssimo! Embora as CPU de desempenho medianos e inferiores (low e mid-market) são mais caras que a concorrente por dispor do logo azul, e ainda, a Intel aproveitar para ganhar com os demais componentes da arquitetura (como a placa-mãe). Placas-mãe da arquitetura AMD são geralmente 50% mais baratas do que as "equivalentes" Intel.

Exatamente por esses motivos que os computadores daqui de casa são AMD. Como eu nunca comprei os computadores high market, não vi sentido em pagar mais para usufruir do mesmo desempenho. Bom... todos os computadores, com uma exceção: o notebook. Até pouco tempo atrás era impossível encontrar um notebook a preço e desempenhos competitivos da marca AMD. Meu pobre notebook é um Kennex dual Core T2130 , 2Gb de RAM, 120Gb HDD Sata, (etc blá blá) com um detalhe interessante... uma placa de vídeo HD2300. Tudo isso por módicos 2000 reais.

Mas uma pena... após o lançamento do Ultra Puma é possível encontrar um notebook HP com Ultra Turion 2.4GHz, 2Gb de RAM, 160Gb HDD Sata (etc blá blá) com o processador onboard HD3200 (graças ao mobile 780g) por módicos 700 dólares. Aproximadamente o preço do Kennex graças aos custos de importação daqui do Brasil com o dobro do desempenho (e da durabilidade da bateria).

Opa! A AMD volta a vida. Ou quase... Infelizmente, para a AMD, as críticas não pontuam com precisão os atributos de suas plataformas. Não é incomum você encontrar, na comparação de Phenom com os Core 2 Duo, placas de vídeo High Market. Isso é injusto porque tira a vantagem da plataforma AMD de já vir com uma placa de vídeo (chipset 780g) que entre outras coisas realiza decodificações multimídia.

Enquanto que a ausência de placas de vídeos não fazem sentido para computadores acima de 800 dólares, esse não é o mercado mais comum para maior parte dos países em desenvolvimento, como o Brasil. Pagamos cerca de três vezes em dólares PPP o preço de um notebook. Então precisamos considerar faixas de valores mais estreitos. Isso me leva a seguinte análise:



Core 2 Duo Q6600 250USD

Phenom 9950 250USD

Categorias/Quesitos Custo ao Consumidor 3DMark06 Explicação Custo ao Consumidor 3DMark06 Explicação







Own IGP Onboard 100 300 Intel 775pin 80 3000 780g
Better IGP Onboard 70 1500 Nvidia 7050 80 3000 780g
Low Offboard + mainboard 120 2000 HD3400 130 4500 780g + Hybrid CrossFire
Mid Offboard + mainboard 220 4000 HD3850 130 4500 780g + Hybrid CrossFire
HighMid Offboard +mainboard 260 6000 HD4850 260 6000 HD4850
High End OffBoard + Mainboard (CrossFireX) 380 8000 HD4870 380 8000 HD4870







Adicionais





+High End Mainboard 100 9000 HD4870 + mainboard DDR3 + E6600


+High End CPU 300 10000 HD4870 + mainboard DDR3 + Q9550




Essa tabela resume a comparação das plataformas Intel e AMD considerando preços médios (google products) e benchmarks disponíveis na internet (Tom Hardware, etc). Podemos ver que a AMD não pode oferecer CPUs competitivas para os verdadeiros entusiastas. Mas enquanto o conjunto CPU + GPU + Placa-Mãe não ultrapassa 400 dólares, a AMD mostra uma vantagem consistente.

Fica os segmentos de mercados designados para cada companhia, particionado pelo poder aquisitivo. Isso não é nenhuma virada da empresa do logo verde, mas já é um alívio para o mercado a beira do monopólio.

E para quem quiser saber do HP de 700 dólares... aqui está!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões, preconceito e racismo

Expressões preconceituosas e racistas Antes de alguma outra frase, primeiro peço licença para falar de mais um assunto do qual não domino. Falo por acreditar que um leigo presta serviço maior ao debater assunto com base em fontes (ainda que seja uma Wikipedia) e no pensamento lógico do que simplesmente se manter mudo a questões do cotidiano. Em voga agora está em falar quais são ou eram as expressões preconceituosas e racistas que até a pouco eram toleradas em muitos meios.
Como é covarde dizer que em boca fechada não entra racismo. O racismo não é perpetrado apenas por quem profere mas por quem se cala à agressão perpetrada a outrem. Mas veremos que a questão é muito mais complexa que os cães raivosos do politicamente correto querem dizer.
Tomo aqui a palavra racista, como sendo algo usado para impor a dominação de uma “raça” sobre outra. Portanto, a acusação de racismo vai muito além da mera acusação de preconceito. Não tenho o menor apreso por vitimismo barato, onde expressões que…

Um texto pós-moderno - better man

Espere olhando para as horas... são 4 horas. Tem que parar. Nesse tom melancólico, começa a modesta música "better man", uma balada pop composta por Eddie Vedder ainda na adolescência. A música é a ilustração perfeita da ironia. O próprio título é irônico, uma vez que em momento algum na música aparece um better man.

She lies and says she's in love with him, can't find a better man...

Irônico, não!? Para começar, com a personagem central da história, a mulher que aguarda tarde da noite seu esposo... Ela chega a treinar com o espelho o fim do relacionamento. E o que faz? Diz a negação do que queria dizer.

Vedder escreve músicas sobre sentimentos fortes. Sua relação com a mãe foi bastante complicada pelo o que descreve em suas canções. Na trilogia Mommy, Vedder descreve um homem perturbado com o relacionamento materno; a mãe mente para o filho sobre a identidade do pai, revela a verdade para o garoto na puberdade dizendo a ele como se parece com o verdadeiro pai e o leva …

Curry with JS

Partial application and currying with Javascript In the strict way, currying is the technique of transforming a function that takes multiple arguments (a tuple of arguments) to one function that receive only one. In such way, currying techniques allow transform one multi-parameter function in a chain of functions, each one with a single argument. Looks complicated? Blah.. it is not true.
In this little article, we are actually more interesting in partial applications. Let’s take the Mozilla Example for replace function in String. As we know, we can use a “replacer” function as paramenter for replace method in String object.
Let’s say that we want to split a String defined by a non-numerical part, a numerical part and finally a non-alphanumeric part. Here is how:
function replacer(match, p1, p2, p3, offset, string){ // p1 is nondigits, p2 digits, and p3 non-alphanumerics return [p1, p2, p3].join(' - '); }; We can try it as usual…
var newString = "abc12345#$*%".r…